quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em momentos distintos no Atlético, Guilherme e Dudu Cearense têm em comum a falta de sequência de jogos


Para o jogo de estreia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, contra a Ponte Preta, em Campinas, o Atlético não poderá contar com os volantes Leandro Donizete, Fillipe Soutto e Serginho, além dos atacantes Neto Berola e Guilherme, todos por contusão. Mas duas peças ganham destaque: Guilherme e Dudu Cearense.

O atacante por ser um dos jogadores mais importantes do elenco e que vinha fazendo boas partidas, mas se machucou novamente. O volante, por ser a última escolha do técnico Cuca, deverá entrar na vaga deixada pelos lesionados. Caso se concretize, esta será a segunda partida no ano de Dudu Cearense.

Em momentos distintos na equipe do Atlético, Guilherme e Dudu Cearense convivem com a falta de sequência de jogos no clube desde que chegaram, seja por problemas físicos ou de relacionamento. Depois de viver um ano difícil em 2011, o atacante deu a volta por cima e vinha jogando bem como armador, posição carente no time. Mas uma nova lesão, agora na panturrilha, irá deixá-lo de fora da equipe.

Já o volante também não jogou muito no ano passado e, desde o começo desta temporada, estava brigado com o técnico Cuca. E somente conseguiu voltar ao elenco após conversar com o comandante.

Desde 2011, Guilherme atuou em 42% dos jogos

Guilherme foi apresentado no Atlético no dia 25 de março de 2011. Desde então, o Galo fez 68 partidas e o atacante só jogou 29 delas. Ou seja, o jogador disputou menos da metade dos confrontos que o Atlético enfrentou. Devido à série de lesões no ano passado, Guilherme atuou apenas em 42% das partidas até hoje.

O número tão baixo explica-se também pela falta de ritmo de jogo. Em 2011, o jogador lutou para reencontrar a melhor forma física e sofreu seguidas contusões, estando presente em apenas 15 jogos, marcando dois gols. Em 2012, quando pôde realizar a pré-temporada e se preparar melhor, Guilherme teve grandes atuações e já participou de 14 das 19 partidas, marcando cinco vezes.

Mas a sina de lesões voltou a persegui-lo. No segundo confronto da final do Campeonato Mineiro, contra o América, Guilherme foi substituído pouco antes do término do primeiro tempo com dores na panturrilha e confidenciou que jogou as duas partidas da decisão no sacrifício, pois já vinha sentido dores no local.

Dudu esteve em 15 das 65 partidas disputadas

Dudu Cearense foi apresentado no dia 08 de abril de 2011. A partir daí, o volante jogou 15 das 65 partidas realizadas pelo Galo. Ou seja, o meio-campista entrou em campo em apenas 23% dos confrontos da equipe. O primeiro jogo de Dudu Cearense pelo clube aconteceu dois meses após a apresentação, dia 08 de junho, na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, na Arena do Jacaré.

No ano passado, Dudu Cearense estava mal fisicamente, assim como Guilherme. Por isso, o volante esteve em apenas 14 dos 46 jogos e chegou a marcar três gols. Nesta temporada, no entanto, o desempenho de Dudu Cearense foi ainda pior. Até hoje, o Atlético já realizou 19 partidas, mas o jogador atuou em apenas uma.

Mas agora o motivo não é físico e sim disciplinar. Após desentendimentos com o técnico Cuca, no início do ano, Dudu Cearense foi preterido do elenco. Porém, depois de ter a atitude de chamar o treinador para conversar, há duas semanas, teve a sua primeira chance no ano no primeiro jogo da final do Mineiro, no empate por 1 a 1 diante do América.

Vamos ver se depois de recuperar-se da lesão, o Guilherme consiga emplacar uma sequência de jogos, assim como Dudu Cearense. Caso contrário, a falta de peças de reposição – principalmente no caso do Guilherme – pode se tornar um problema para Cuca ao longo do Campeonato Brasileiro.

Acompanhe o comparativo de participações de Guilherme e Dudu Cearense em cada temporada no Atlético:

Guilherme (2011): 15 partidas (das 49 do Atlético) e marcou 2 gols – atuou em 30% dos jogos

Guilherme (2012): 14 partidas (das 19 do Atlético) e fez 5 gols – esteve em 73% dos jogos

Dudu Cearense (2011): 14 jogos (dos 46 do Atlético) e marcou 3 gols – atuou em 30% das partidas

Dudu Cearense (2012): 1 partida (das 19 do Atlético) – esteve em 5% dos jogos

Nenhum comentário: