quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Zenit com o Gás total


Esta semana, o clube russo Zenit desembolsou 60 milhões de euros (cerca de 153 milhões de reais) para contar com os gols do brasileiro Hulk, ex-Porto. Assim, o atacante passa a ser o quinto jogador mais caro da história, empatado com o português Luis Figo, que foi contratado pela mesma quantia pelo Real Madrid, em 2000. Não contente, o Zenit gastou mais 40 milhões de euros (cerca de 102 milhões de reais) para contratar Axel Witsel, meio-campo belga que estava no Benfica. Mas será que eles valem tudo isso? Claro que não. Ambos são bons jogadores. Nada mais que isso.

O problema é que, nos últimos anos, alguns clubes de futebol vêm gastando valores estratosféricos tendo como apoio grandes empresas e/ou multimilionários que adoram “brincar de gastar dinheiro”, seja para dar maior visibilidade à marca da corporação ou para fins desconhecidos que não me cabe julgar aqui.

Mas de onde vem tanto dinheiro para as contratações do Zenit? Resposta: Gazprom, a maior exportadora de gás natural do mundo, o que faz o clube de São Petersburgo ser o mais rico da Rússia. A Gazprom pertence ao governo russo e patrocina a Seleção Russa, além de clubes de outros países, como Chelsea, Schalke 04 e Estrela Vermelha. A injeção de dinheiro acontece também em outros esportes, como a equipe de hóquei Avangard Omsk e a equipe de ciclismo Katusha, ambos da Rússia.

Na atual temporada, o orçamento do Zenit é de 126 milhões de euros - receita comparada a grandes clubes europeus -, sendo que grande parte provém do patrocínio da Gazprom. Segundo os responsáveis da empresa, a estratégia da companhia é usar o esporte para ter uma maior divulgação da marca no mundo.

A explicação para uma empresa do governo investir apenas no Zenit, dentre os vários clubes que existem no país, é simples: a equipe de São Petersburgo tem como torcedores ilustres o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmítri Medvedev, que também é presidente do conselho fiscal da Gazprom. Assim fica fácil. O problema é que o dinheiro não está sendo bem aplicado. Gastar cerca de 150 milhões de reais com o Hulk não me parece uma boa escolha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra nim hulk nao vale tudo isso, e apenas estrategia da gazpron

Anônimo disse...

Nem o Witsel mas é o maximo gastar esses valores, igual eu faço no PES com meu time o Fineseeberg