quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Minas é o terceiro pior estado do Brasileirão

Não é de hoje que Minas Gerais decepciona no Campeonato Brasileiro. O problema veio à tona justamente por causa do Cruzeiro, que sempre regulou e agora vai muito mal na competição nacional. Nas últimas três edições do Brasileirão, com exceção a 2009, o Atlético penou para ficar na Série A e o América, que chegou a amargar a Série C, era esperado a situação em que o time se encontra na classificação.

Nos últimos quatro anos, o aproveitamento dos times rebaixados foi entre 27% e 38%. Se levarmos em conta o desempenho das equipes por Estado, Minas Gerais está entre os três piores e estaria na zona de rebaixamento do "Campeonato Brasileiro por Estado".

Apenas o eixo Rio-São Paulo tem desempenho superior a 50% no campeonato. O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar com 57% de aproveitamento. Os paulistas vêm logo em seguida com 54%. Os gaúchos estão em terceiro com 48%. Como o estado de Goiás tem apenas um representante, aparece em quarto com 43% de aproveitamento.

O Paraná está em quinto com 39%. Assim como o estado do Ceará. Em antepenúltimo lugar aparece Minas Gerais que, com suas três equipes, conseguiu o aproveitamento discreto de 38% durante as 23 rodadas – assim, o Estado seria rebaixado considerando-se a média de aproveitamento das últimas edições do campeonato. Santa Catarina é o penúltimo com 37,5%. E a Bahia, com único representante do estado, ficou na lanterna com apenas 35% de aproveitamento.

Regularidade para uns e irregularidade para outros

Considerando-se apenas as últimas dez rodadas do Brasileirão, as três equipes de Minas Gerais permanecem mal. América, Atlético e Cruzeiro continuam com desempenho ruim e rigorosamente igual: 33,33%. O Cruzeiro (14º) está à frente do Atlético (15º) apenas no saldo de gols: 0 contra menos 4. Até o número de vitórias, empates e derrotas entre eles é idêntico. Já o América (16º) tem uma vitória a menos.

Já os times do Rio levam ampla vantagem sobre os demais. Fluminense, Botafogo e Vasco lideram com aproveitamento superior a 60% nos dez últimos jogos. O único carioca que destoa é o Flamengo, que derrapou feio depois que perdeu a invencibilidade e tem 30% de aproveitamento. A dupla de gaúchos também evoluiu. O Grêmio é o quinto e o Inter o sexto melhor.

Enquanto isso, os três times da capital paulista ainda vivem do ótimo início de campeonato, mas estão caindo. Nos últimos dez jogos, o São Paulo é que mais regulou e está na sétima colocação com 53,33% de aproveitamento. O Corinthians, atual líder, vem jogando mal e está em décimo primeiro com 46,67%. E o Palmeiras é o time de pior aproveitamento, com 30% dos pontos obtidos. O Santos começou mal, porém vem se recuperando, está em décimo lugar e conquistou 51,85% dos pontos que disputou.

Nenhum comentário: