sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Especial Técnicos: os mais rodados do Brasil nos últimos 10 anos

Recentemente, o país sofre com técnicos que não evoluem na profissão e com a falta de nomes no mercado. O resultado: os mesmos treinadores figuram há tempos no cenário nacional e usam as mesmas táticas, ou seja, não se adaptam às qualidades de cada atleta para, assim, definir um esquema. Os jogadores é que devem se enquadrar nos métodos no "professor", mesmo que aquele jeito de jogar não seja o ideal para a equipe. Desta forma, os treinadores preferem sempre seguir o mesmo caminho e ser demitido, também, como sempre.

Na dança das cadeiras entre os treinadores nos últimos dez anos, dois passaram por mais clubes do que os outros: Cuca e Joel Santana. O primeiro, atualmente no comando do Atlético-MG, e o segundo, hoje a frente do Flamengo, já trabalharam em mais da metade dos principais clubes do país, tendo comandado nove dos 16 listados. Na última década, eles trabalharam em praticamente uma equipe por ano.

Oswaldo de Oliveira, que assumiu o Botafogo no início deste ano, somou seu oitavo clube no Brasil e figura na segunda posição. Celso Roth, atualmente sem clube, é o terceiro. O gaúcho já dirigiu sete times.

O péssimo trabalho realizado por Luxemburgo nos últimos clubes em que passou está fazendo o treinador subir na lista dos técnicos mais rodados do Brasil. O acerto com o Grêmio fez este ser o sexto clube na carreira de Luxa nos últimos dez anos. Agora ele é o 4º da lista.

O mais rodado em um mesmo clube

Dos 16 clubes, todos chegaram a recontratar um técnico que havia saído o que mostra a escassez de nomes no mercado de treinadores no Brasil. O campeão nesse quesito é o Fluminense, onde Renato Gaúcho teve quatro passagens, sendo duas no mesmo ano, em 2003.

Treinadores mais rodados no Brasil nos últimos 10 anos:

1º Cuca - 9 clubes (Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio e Coritiba)

1º Joel Santana - 9 clubes (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Coritiba, Bahia e Vitória)

2º Oswaldo de Oliveira - 8 clubes (Botafogo, São Paulo, Santos, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Vitória)

3º Celso Roth - 7 clubes (Grêmio, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Internacional)

4º Vanderlei Luxemburgo - 6 clubes (Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Santos, Cruzeiro e Palmeiras)


Nenhum comentário: