segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O amadorismo continua na FMF

Quando se pensa que o Campeonato Mineiro já está completamente desorganizado, aparece mais uma trapalhada da Federação Mineira de Futebol. O Estadual deste ano já começou com um jogo adiado logo na 1ª rodada (Nacional x Cruzeiro) e agora o América ficará 18 dias sem jogar, o que pode prejudicar o rendimento do time que vem de duas vitórias em dois jogos.

Tudo por causa do estádio Senador Zezé Perrella, em Nova Serrana. Nada contra o estádio do Centro-Oeste mineiro, mas deve-se ressaltar a falta de organização da FMF, que “só ficou sabendo” da interdição do Ipatingão quando faltavam apenas duas semanas para o início do Mineiro.

O arbitral e a divulgação do regulamento do Campeonato Mineiro 2012 aconteceram em novembro do ano passado, e o estádio Lamegão, em Ipatinga, foi indicado como opção de mando dos jogos do Nacional. Certo é porque ainda não se sabia a data de inauguração da Arena do Calçado. Tudo bem. Mas o campo do Ipatinga passaria por reformas e a FMF não consultou antecipadamente o dono do estádio, no caso a Prefeitura de Ipatinga, para verificar a disponibilidade do Lamegão.

Resultado: uma bagunça na tabela que acabou no absurdo de termos um jogo às 22 horas, em plena quarta-feira de cinzas (Nacional x América).

O que evidencia ainda mais o amadorismo da Federação Mineira é o fato de ela ter entrado em contato com a Prefeitura de Ipatinga para saber a situação do Lamegão apenas na metade do mês de janeiro, conforme matéria assinada pelo repórter Bruno Jackson, do Jornal Diário do Aço, de Ipatinga.

Um trecho da reportagem diz que “A consulta da FMF ocorreu no dia 14 de janeiro e a administração municipal de Ipatinga respondeu dois dias depois, com ofício assinado pelo prefeito Robson Gomes (PPS) e pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Mateus Shinzato. Conforme o documento, a prefeitura autorizava apenas o Ipatinga Futebol Clube a utilizar o estádio municipal no primeiro semestre de 2012”.

Mesmo com o atraso para descobrir que o Ipatingão não teria condições de receber os jogos do Nacional, ainda assim a FMF deveria ter tomado uma providência para definir qual estádio seria a segunda opção para as partidas do time de Nova Serrana.

Assim, com o adiamento da inauguração da Arena do Calçado, o Nacional teria um estádio alternativo para estrear contra o Cruzeiro, na 1ª rodada, e para jogar diante do América, no último final de semana, pela 3ª rodada. Tudo simples, mas parece que é muito complicado para a Federação.

E somente agora, com a aproximação da partida Nacional x Cruzeiro, remarcada para o dia 16/02, que toma-se a providência de escolher às pressas o estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis, como palco para este jogo. Então, por que não se escolheu este estádio como a segunda opção do Nacional antes do campeonato começar?

Uma data a menos para os clubes da capital

Como se não bastasse, não haverá rodada no sábado de Carnaval. Porém, isso é um problema dos times que aceitaram a confecção da tabela no arbitral. Se jogassem no próximo dia 18/02, América, Atlético e Cruzeiro poderiam ter uma data de folga quando entrassem na disputa da Copa do Brasil. Ou, ainda, o Campeonato Mineiro poderia terminar uma semana antes do previsto e os clubes da capital teriam mais tempo de preparação em maio, na transição entre o Estadual e o Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: