sábado, 19 de fevereiro de 2011

Semelhança entre artilheiros

por Fábio Rocha

Guilherme de Cássio Alves e Valdir de Moraes Filho, mais conhecido como Valdir "Bigode". Dois jogadores que marcaram época em um mesmo clube. Mas que história liga estes dois artilheiros que estão rumo a um novo caminho na carreira?

Ambos foram ídolos no Atlético, além de terem jogado por Vasco, São Paulo e Botafogo. Os dois tiveram como companheiro de ataque o "garçom" Marques que, para muitos, fez a fama deles no Galo. Um sucedeu o outro no Atlético. Valdir saiu em 1998 e, no segundo semestre de 1999, Guilherme chegou para suprir a lacuna no ataque alvinegro. Em 2003, eles foram ganhar dinheiro no Oriente Médio. Guilherme jogou no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e Valdir decidiu ir para o Al-Nasr, dos Emirados Árabes.

Já o ano de 2007 foi decisivo. Ambos encerraram a carreira de jogador profissional por causa de seguidas lesões. Logo em seguida, Guilherme foi convidado pelo Marília para ser auxiliar-técnico e Valdir decidiu estudar para ser treinador.


Juntos, Guilherme (esq.) e Valdir (dir.) marcaram 196 gols pelo Atlético

E vocês devem estar se perguntando: mas Guilherme e Valdir não chegaram a jogar juntos? Sim e pelo Atlético. Eles se encontraram nos anos 2000 e 2001, quando atuaram ao lado de Marques. Porém o trio não deu certo. Na sua segunda passagem, Valdir não conseguiu repetir a boa forma, marcando apenas um gol.

Agora os artilheiros decidiram seguir o mesmo caminho: ser técnico. Após realizar estágios com Adílson Batista e Vanderlei Luxemburgo, Guilherme iniciou este ano a nova carreira e foi anunciado como novo treinador do Ipatinga para a disputa do Campeonato Mineiro e da Série C do Brasileiro.

Valdir começou como técnico em 2010, no Campo Grande (RJ), e este ano foi contratado pela Associação Desportiva Itaboraí, que irá disputar a 3ª divisão do Campeonato Carioca. Ex-atacantes não têm fama de serem bons treinadores no Brasil. Porém, toda regra tem sua exceção: Renato Gaúcho. Vamos ver se a carreira vitoriosa como goleadores se repetirá ali no banco de reservas, mais precisamente na área técnica.

Nenhum comentário: