quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Só mesmo o Brasileiro

por Fábio Rocha

Quando se fala em futebol arte, logo pensamos no Brasil. O pioneiro deste estilo de jogo no país foi Garrincha. Os dribles desconcertantes do craque do Botafogo e da Seleção Brasileira bicampeã mundial eram e ainda são até hoje um espetáculo à parte de se ver na TV. No futebol atual, claro que "o anjo de pernas tortas” não conseguiria parar em pé. Seria uma pancada só. Imaginem o Garrincha tentando passar pelo Felipe Melo? Bom, nem vamos imaginar, senão teremos que sair do esporte para as páginas policiais.

O futebol atual mudou muito. Agora, além da habilidade de cada atleta, conta também a preparação física e a obediência tática. Muitos treinadores abdicam da técnica do jogador e buscam por indivíduos fortes e rápidos (um erro enorme). Mas ainda sim há jogadores que se destacam pela grande técnica que possuem. Separei dois vídeos de dois craques brasileiros no futebol. Um atua no futebol de campo e o outro já tentou jogar na grama por duas vezes e não foi feliz, mas joga muito no futsal. Trata-se de Ronaldinho Gaúcho e Falcão.

Ronaldinho não vem atuando bem há algum tempo (desde quando saiu do Barcelona). Porém, não podemos negar que sua técnica é bastante apurada. Falcão é outro que dispensa apresentações. Tem muita habilidade e sabe se virar num pequeno espaço de quadra. Já marcou diversos gols que se transformam em verdadeiras obras de arte quando vistas e revistas na televisão.

Recentemente, Ronaldinho Gaúcho foi flagrado no treino do Flamengo tentando marcar um “gol ao contrário”. O jogador queria fazer um gol chutando por trás da trave... e conseguiu. Parece fácil, mas não é.





Falcão viu e repetiu o feito também durante um treino no Santos. Não satisfeito, o eterno camisa 12 da Seleção de Futsal refez o lance só que de letra!! Isso mesmo. Ele aumentou o grau de dificuldade e ainda desafiou R10 para repeti-lo!! É mole?!

São lances que apenas jogadores brasileiros conseguem fazer. A habilidade dos nossos atletas é única no mundo. Pena que alguns não sabem aproveitar o dom que tem e, por má influência ou falta de orientação familiar, atrapalham a carreira com escândalos desnecessários.


Nenhum comentário: