sexta-feira, 30 de março de 2012

Campanha do Democrata-GV poderá ser a pior dos últimos 7 anos

Foto: divulgação/site Democrata-GV

No Campeonato Mineiro deste ano ficou escancarado o abismo que separa Atlético, Cruzeiro e América dos outros times. Mesmo após a derrota do Coelho para o Tupi, o time de Givanildo Oliveira ainda é muito superior às equipes do interior do estado. Assim como o triunfo do Guarani, de Divinópolis, sobre o Cruzeiro, em jogo antecipado da segunda rodada, também foi por acaso.

Os times do interior enfrentam os da capital, principalmente Atlético e Cruzeiro, contentando-se apenas em se defender. A partida se transforma em um mero treino de ataque contra defesa. Desta forma, a campanha ao longo da primeira fase fica abaixo das desenvolvidas nos últimos anos.

Olhando para a parte de baixo da tabela encontramos o Democrata-GV com apenas 1 ponto em oito rodadas. Apenas o Guarani, de Divinópolis, foi capaz de se aproximar de uma campanha tão desastrosa como a deste ano da Pantera.

Em 2009, o Bugre foi rebaixado sem vencer uma partida sequer no Campeonato Mineiro. Naquele ano, na oitava rodada, o Guarani também estava com 1 pontinho. Porém, o time de Divinópolis conseguiu mais dois empates nas duas últimas rodadas e terminou o campeonato com 3 pontos.

Por isso, caso não some mais dois pontos nas próximas três rodadas, o Democrata-GV pode terminar a primeira fase do Mineiro como a pior campanha desde a edição de 2005, quando foi implantado o novo regulamento com 12 equipes.

Em termos de comparação, a campanha do Democrata-GV é tão preocupante que no Estadual de 2011, Ipatinga e Funorte foram rebaixados com 7 e 5 pontos, respectivamente, e ambos conseguiram obter uma vitória. Na oitava rodada, o Tigre não havia vencido ainda, mas já estava com 4 pontos. Já o Funorte, chegou a vencer um jogo (justamente na 8ª rodada) e estava com 5 pontos.

No Mineiro de 2010, Uberlândia e Ituiutaba foram rebaixados com 5 pontos e venceram pelo menos uma partida antes de completar a oitava rodada, onde ambos já se encontravam na lanterna, porém com 4 pontos. Uma campanha quatro vezes melhor do que a do Democrata-GV neste ano.

Campanha inferior também para se classificar em quarto lugar

A fraca campanha das equipes do interior de Minas também se reflete na parte de cima da tabela. Antes da vitória sobre o América, na última quarta-feira, o Tupi, quarto colocado, estava com 54% de aproveitamento. Hoje, a equipe de Juiz de Fora subiu para 59,26%. Mesmo assim está abaixo da média dos últimos dois anos, quando o quarto lugar se classificou com 63,64% de aproveitamento.

No Mineiro de 2010, se classificavam oito equipes, mas o Tupi terminou a primeira fase em quarto lugar com 21 pontos. No ano passado, foi a vez do América-TO se classificar para a semifinal como o quarto colocado, também com 21 pontos.

Faltando apenas duas partidas para terminar a primeira fase para o Tupi, a equipe tem 16 pontos e poderá chegar a 22 pontos, superando a marca do quarto colocado dos campeonatos passados. Porém, o Galo de Juiz de Fora ainda terá de enfrentar o Atlético na última rodada, o que dificultará bastante para que o time supere os 21 pontos.

Nenhum comentário: